domingo, 2 de outubro de 2016

Aposto que você não conhecia isso ...



Aposto que você não conhecia isso ...

Clássicos do Duque#18

        A dica desta semana eu vou confessar que não vi. Aliás, nem sabia de sua existência dias atrás. A surpresa foi tão grande que fui quase que obrigado a escrever este texto minutos depois. Estava eu pesquisando sobre a cultuada série de TV do Batman – aquela famosa com Adam West dos anos 60 – e, muito sem querer, acabei sabendo que tanto ele como seu parceiro Robin (o ator Burt Ward) haviam retornado aos seus personagens dez anos depois da série ter encerrado. Levanta a mão aí quem também sabia disso.



         Em janeiro de 1979, a rede de TV NBC exibiu um especial de duas partes do telefilme “Legends of Super Heroes” onde os atores citados acima voltavam ao papel de dupla dinâmica, além de Frank Gorshin como o Charada. Juntamente com outros atores fazendo os papéis de Caçadora, Capitão Marvel, Flash, Lanterna Verde, Gavião Negro e Átomo. Nada mais era do que a versão com atores do desenho Super Amigos que, na época, era uma febre na TV. É claro que uma galeria de heróis como essa teria que ter também uma vasta lista de vilões para um embate decente. Temos então as versões de Sinestro, Dr. Silvana, Solomon Grundy, Mago do Tempo, Mordru e Giganta. Imaginem como seria épico isto se fosse algo com um orçamento ao menos razoável.



           E no que consistia essa história? A primeira parte era sobre como um herói aposentado pede ajuda aos heróis para impedir a detonação de uma arma nuclear de Dr. Silvana e que tem ajuda dos vilões da “Legião do Mal”. Para complicar tudo isso, os heróis perdem seus poderem por causa de uma poção que bebem. Algo bem pensado já que não devia ter dinheiro sobrando pra efeitos especiais. O segundo episódio era algo mais estranho ainda: uma mistura de show stand up e enquetes cômicas entre todos eles. Não me admira que poucas pessoas devem saber da existência deste programa. Foi a prova que nem toda a adaptação de quadrinhos fica boa. Afinal, para comparação, um ano antes tínhamos nas telas um dos melhores filmes de super-heróis já feitos até hoje: Superman com Christopher Reeve.



           Acredito que a ideia disto era um projeto mais ambicioso e mais longo. Creio também que até poderia ser curioso ao mostrar personagens que até hoje não vimos nas telas do cinema ou na TV como Solomon Grundy e Giganta. Vale pelo inusitado.

         Ficou também curioso? Veja aqui algumas cenas: https://www.youtube.com/watch?v=Z5TJ4uFzKBU     
      


  Colunista do Clássicos do Duque...

André Luiz, vulgo nome artístico de AndreHQ, é ilustrador no litoral de SP com anos de experiência neste ramo com trabalhos de histórias em quadrinhos para empresas, criação de personagens, anúncios, publicidade e livros didáticos, inclusive, fora do país.
É também um cinéfilo reconhecido. Pelo menos para todos os amigos quando precisam de boas indicações do que assistir.
Sua pagina no facebook: facebook.com/andrehqilustradoredesigner


Instagram: @andrehqoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário